P O R T O R E A L
CIDADE DA FAMÍLIA REAL
A HISTÓRIA
A origem do nome Porto Real está na constante presença da Família Real, que costumava fazer uma parada no lugarejo nos períodos de veraneio, quando chegava de Petrópolis.
A Família Real era abrigada na mansão de Conde Wilson, localizada à época na região.
A viagem era feita de trem até o povoado de Floriano (hoje, distrito de Barra Mansa), depois eles subiam de barco o Rio Paraíba do Sul até a mansão e o desembarque ocorria em um pequeno porto às margens do rio. Daí, o nome Porto Real.
Porém, as terras que hoje pertencem a Porto Real tiveram sua colonização efetivamente iniciada no final do século XIX, em princípios de 1875, quando chegaram ao Brasil, a convite de D. Pedro II, os primeiros imigrantes italianos, vindos das cidades de Novi di Modena e Concordia Sulla Secchia, província de Modena.
As 50 famílias de colonos italianos tinham como destino Santa Catarina, mas uma epidemia de febre amarela no Rio de Janeiro obrigou-as a permanecerem em quarentena em Porto Real. Passado esse período, foi requisitada ao governo a permanência dessas famílias na região, dando início à primeira colônia italiana do Brasil.
A principal atividade econômica da época da colonização era a agricultura, sendo a cana-de-açúcar o principal produto cultivado.
Para beneficiar a cana produzida foi construída uma usina açucareira, a primeira indústria de Porto Real e que se tornou o ponto de partida para sua atual tradição industrial.
A colônia continuou crescendo, tornando-se Porto Real o distrito mais importante do município de Resende. Surgiu então a necessidade de uma autonomia político-administrativa, que fez surgir o movimento pró-emancipação.
Em 5 de novembro de 1995 foi realizado um plebiscito, onde a população decidiu pela emancipação do então distrito.
O dia 5 de novembro passou a ser considerado o 'Aniversário da Cidade.
A criação do município foi oficializada em 28 de dezembro do mesmo ano, com a assinatura da Lei 2.494, pelo então governador do Rio, Marcello Alencar.
Em 3 de outubro de 1996 ocorreu a primeira eleição municipal e em 1º de janeiro de 1997, o município foi instalado com a posse do então prefeito e seu vice.
ATRAÇÕES TURISTICAS
CAPELA DE SANTA CRUZ
O Sr. Altair Marassi, descendente dos primeiros italianos da Colônia de Porto Real e antigo morador do município, foi administrador do cemitério da cidade e narrou que durante o período do Brasil Império faleceram dois bebês gêmeos, descendentes de escravos e que, por esse motivo, não puderam ser enterrados no cemitério principal, sendo
sepultados no local onde está construída a pequena capela de Santa Cruz.
RIO PARAÍBA DO SUL
O mais importante rio do Estado do Rio de Janeiro, circunda cerca de 2/3 do município de Porto Real. No passado foi utilizado para o transporte da cana-de-açúcar para abastecer o Engenho Central.
Servia também para o transporte de passageiros, com destaque para D. Pedro II, que, quando visitava o lugarejo, desembarcava em um pequeno porto às margens do rio, inspirando o nome da cidade – Porto Real.
Suas águas calmas formam um lindo espelho que encanta admiradores da natureza.
PRAÇA VITTORIO EMANUELE
Localizada em frente à Igreja da Matriz, a praça é uma homenagem dos colonos ao Rei Vittorio Emanuele II. Porém, na 2ª Guerra Mundial, o busto do rei foi acusado de conspiração contra os aliados, sendo retirado pelo Chefe da Polícia de Resende e nunca mais foi visto, causando grande tristeza entre os colonos que muito honravam o rei de seu país.
Atualmente, existe um busto de Enrico Secchi que organizou a viagem dos imigrantes e os auxiliou durante os primeiros anos da Colônia.
PONTE DE FERRO
Construída em 1916 sobre o Rio Paraíba do Sul, faz a ligação entre Quatis e Porto Real. Visava, no passado, o transporte de mercadorias e a passagem de tropas que passavam pela região. Sua estrutura foi importada da Inglaterra.
MATRIZ DE NOSSA SENHORA DAS DORES
Uma bela construção datada de 1910, a igreja tem estilo neoclássico e foi edificada no centro da colônia para abrigar a imagem de N. Sra. Das Dores - Madonna Addolorata - que os primeiros imigrantes trouxeram da Itália em 1874.
Na parte externa existe uma cancha para a prática da boccia (a nossa
bocha), um jogo de origem italiana ainda muito praticado pelos descendentes.
HORTO MUNICIPAL
Construído numa área de aproximadamente 10 mil m², o Horto Municipal é uma belíssima área de lazer.
Conta com pista para caminhada em meio a árvores de diversas espécies, parquinho para a diversão dos pequenos, teatro de arena, bancos e mesas ao ar livre para a prática de jogos como dama, xadrez e dominó, sala de eventos para a realização de atividades culturais, fontes luminosas e Quiosque do Sabor.
FONTE D'ÁGUA E PONTE D. PEDRO
A Fonte D’água e a Ponte sobre o córrego foi o que restou das instalações da Fazenda D. Pedro II, que contava ainda com um pequeno balneário. No local havia duas casas, um lindo bosque e um balneário que era utilizado pela Família Real quando em passagem por Porto Real.
CASA DO IMIGRANTE
A Casa do Imigrante conta a história dos imigrantes italianos de Porto Real através de um rico acervo formado por fotos, objetos, documentos e recortes de jornais que foram doados por suas famílias com a finalidade de promover o resgate da cultura italiana no município.
A Casa do Imigrante está localizada no interior do Horto Municipal.
ANTIGA USINA AÇUCAREIRA
Para beneficiar a cana-de-açúcar produzida no município, foi criada o Engenho Central Porto Real por uma autorização do Imperador Dom Pedro II, em 26 de abril de 1879, via Decreto n° 7.257, que autorizou a estipulação de um contrato entre o governo Imperial e Ângelo Eloy da Câmara, presidente da Companhia União Agrícola, para a constituição de um engenho central em Porto Real.
Primeira indústria local, produzia prioritariamente produtos da destilação de cana-de-açucar. "Com tijolos de fabricação local e telhas vindas da França, a inauguração do Engenho Central de Porto Real só se realizou cinco anos mais tarde, na data comemorativa do 1° centenário da queda da Bastilha, em 14 de julho de 1889, em homenagem ao Conde D’Eu, francês e um dos sócios do empreendimento".
Transformou--se mais tarde na 'Assucareira Porto Real' e depois na Companhia Fluminense de Refrigerantes, a fábrica da coca-cola. Ainda hoje, preserva suas características originais e tornou-se um cartão postal da cidade.
HOTEIS DA CIDADE
HOTEL PORTO REAL
O Hotel Porto Real esta localizado a cerca de 41 km de Volta Redonda, 20 km de Barra Mansa, 12 km de Resende, 3 km do polo industrial Porto Real e 5 km do polo industrial de Resende.
O hotel oferece buffet de café da manhã, acesso à internet wifi, estacionamento e sala de tv.
As acomodações incluem tv de LED e frigobar. A categoria superior inclui ar condicionado.
O aeroporto Santos Dumont esta a 160 km. e a cidade de Penedo esta a 27 km.
HOTEL COLONIAL
Localizado bem no centro de Porto Real, o Hotel Colonial oferece a melhor estrutura e acomodação além de ser o Hotel mais próximo às principais fábricas do município, restaurantes e bancos.
São 33 confortáveis apartamentos, com TV a cabo, sinal de internet sem fio para uso gratuito, estacionamento e um excelente café-da-manhã!
Aqui no Hotel Colonial você terá a certeza de ser bem recebido e garantia de poder descansar.
A POUSADA VIP
Nosso estabelecimento possui frigobar em todos os quartos exceto um.
Também temos Tv a cabo,Wi-fi liberados em toda área da Pousada e ar condicionado em todos os quartos.
Nosso café da manhã é bem servido,a partir das 6:30 Hs. Temos quartos de solteiros,casal ,e uma suite Vip com hidromassagem.
Em nossa recepção disponibilizamos 02 computadores com internet,e caso seja necessário temos serviço de impressão.
Temos também serviço de lavanderia.
POUSADA VENEZA
Encontrar um hotel de pequeno porte no Porto Real não precisa ser complicados quartos da Pousada Veneza Porto Real oferecem minibar e
ar-condicionado.
Além disso, os hóspedes podem aproveitar a internet à vontade com wi-fi gratuito.
Além disso, ao se hospedar na Pousada Veneza Porto Real, os hóspedes podem usar comodidades como recepção 24 horas.
Precisa de uma vaga para o carro? Há estacionamento grátis na Pousada Veneza Porto Real.
Se você está procurando comida de pub, considere visitar Chopperia Real ou Bar Do Caixote, que ficam convenientemente localizados a uma curta distância da Pousada Veneza Porto Real.
Além de oferecer o melhor do Porto Real na palma de sua mão, a Pousada Veneza Porto Real proporciona uma estadia relaxante e agradável.
INFRAESTRUTURA
SEGURANÇA E CRIMINALIDADE
POLÍCIA MILITAR
O policiamento ostensivo da cidade está a cargo da 3ª Companhia do 37º Batalhão de Polícia Militar (37º BPM/3ªCia), que ainda faz a guarda do fórum municipal, e controla, também, o destacamento da cidade de Quatis, além de um Posto de Policiamento Móvel (trailer) no Distrito de
Falcão, também neste município, à beira da RJ-159, próximo à divisa com o município mineiro de Passa Vinte.
CORPO DE BOMBEIROS
Ações de salvamento e combate a incêndios e sinistros no município ficam por conta do 23º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (23º GBM), cujo quartel fica na cidade de Resende.
POLÍCIA CIVIL
A Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro mantém no município a 100ª Delegacia Policial (100ª DP), subordinada à 9ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (9ª CRPI), funcionando no Centro do município.
GUARDA E DEFESA CIVIL MUNICIPAIS
A prefeitura também possui uma equipe de defesa civil, para monitoramento e auxílio da população em caso de desastres naturais, bem como mantém uma Guarda Municipal, responsável pela vigia do patrimônio público e organização do trânsito na cidade.