Provocaram uma situação no mínimo desconfortável entre a maioria dos vereadores barrenses, as declarações do radialista policial Gato Preto, de uma rádio comunitária local, que, desiludido com a qualidade do atendimento do Hospital da Santa Casa, creditou parte da culpa deste cenário aos mesmos. Num áudio gravado por ele, e que chegou ao conhecimento de todos os parlamentares municipais através do whatss app, a inoperância de 14 dos 15 vereadores é também responsável pelas dificuldades que a área da saúde enfrenta. O radialista fez essa divulgação após falecimento de sua genitora, que se encontrava internada neste hospital há algumas semanas, onde foi submetida a uma cirurgia e não resistiu. O arco cirúrgico do hospital encontrava-se danificado, aguardando reparos e não pode ser utilizado. O radialista conseguiu com um empresário, a verba necessária para alugar um arco substituto, mas que funcionou apenas 2 dias e também entrou em pane.
Na sessão plenária da Câmara, realizada na noite da última terça feira, as declarações do radialista foram amplamente discutidas pelos vereadores, que minimizaram o teor acreditando que elas foram feitas por ele em um momento emocional instável, já que o mesmo tinha acabado de ver sua mãe falecer. Apesar desse entendimento unânime, os Vereadores Cleber do Areal e Rafael Couto fizeram questão de ressaltar que as declarações foram desnecessárias e não condizem com a realidade, e seu abalo emocional não as justifica.
Nos últimos meses a Câmara tem aprovado em regime de urgência e por unanimidade, verbas federais e estaduais sugeridas para Barra do Piraí, e que necessitam desse aval para que não fiquem retidas.
Além disso, são constantes as visitas de todos os vereadores ao hospital, quando acionados por reclamações quanto à qualidade do atendimento aos pacientes e seus parentes, incluindo falta de medicamentos, equipamentos e vagas,
Essas atitudes demonstram claramente que nenhum dos 15 vereadores estão indiferentes ao que ocorre na saúde pública em Barra do Piraí, conforme enfatizaram Rafael Couto e Cleber do Areal.
Antes, em seu programa na RBP AM (toda terça feira, ao meio dia), Cleber já havia usado os microfones para esclarecer ao público ouvinte a “desinformação” na qual estavam sendo vitimas os vereadores barrenses.
O QUE É ARCO CIRÚRGICO
O Arco cirúrgico é um equipamento que oferece qualidade extraordinária de imagem e interface fácil de usar, o que torna o equipamento ideal para o uso em pronto-socorro ou centro cirúrgico, obtendo imagens cirúrgicas de alta qualidade e com baixa dose de radiação em ambientes hospitalares ou ambulatoriais. Os arcos em C são constantemente considerados fáceis de usar devido à interface intuitiva e ao design do software; aperfeiçoa o controle da dose e quando uma imagem extraordinária é obtida com a primeira exposição, não há necessidade de repetir o procedimento. O aparelho funciona inclusive em procedimentos longos, devido à tecnologia de buffer da bateria, o que proporciona maior tempo de funcionamento.