HOSPITAL PÉROLA DO VALE NASCEU

A Prefeitura de Barra do Piraí, em parceria com a direção do Hospital Maria de Nazaré, entregou, na manhã desta quarta, 19, a conclusão da primeira parte das obras naquela unidade de saúde, que passa a ser chamada, também, de Hospital Materno Infantil Pérola do Vale, em homenagem à cidade barrense, que leva essa alcunha. As instalações, na parte térrea, contam com novas salas, com ambulatórios totalmente remodelados; bem como serviços pelo hospital com primor no atendimento, como cesariana com laqueadura, três Centros Cirúrgicos e o chamado parto normal humanizado, feito na banheira.
De acordo com o secretário de Saúde, Juberto Folena de Oliveira Junior, com a reestruturação dos quadros, a ligação com a pasta foi de extrema importância para, “não somente manter os quadros, mas também avançar”. Juberto Junior disse que, além do bom trato com a população – característica do Maria de Nazaré -, era necessário investir em estrutura.

“Nós tínhamos a necessidade de investir no Maria de Nazaré, que possuía um espaço muito amplo, onde funcionavam as instalações do Centro Espírita Pai Cambinda, e, depois que foi desativado, era um depósito de entulhos. Elaboramos o projeto e, por meio da parceria com a Secretaria de Saúde e de emendas parlamentares, conseguimos modificar a cara deste hospital. Foi um projeto audacioso, mas com a necessidade de implementação que a unidade merecia”, acredita Junior, acrescentando que o hospital ainda ganhou uma ambulância UTI Neonatal. 

Com as obras, que duraram cerca de 16 meses, o Hospital Maria de Nazaré ganhou novas salas de assistência clínica e cirúrgica de urgência e emergência à mulher no período gravídico puerperal; serviços de cesarianas com laqueadura tubária do planejamento familiar; assistência pediátrica, clínica e cirúrgica de urgência e emergência; assistência ortopédica pediátrica; bem como serviços de USG obstétrica e obstétrica transvaginal e pélvica, laboratório de análises clínicas e raio X (ambos 24 horas).  

Prometido pelo prefeito Mario Esteves, quando requisitou os bens e serviços, o Centro de Parto Normal Humanizado vai funcionar em uma área totalmente remodelada, para assistir às mães que desejam ter filhos numa banheira, com água aquecida entre 36º e 37º.

 “Esse é o início do investimento no Maria de Nazaré. Prometemos este e outras mudanças. Porém, a maior delas é entregar este presente à cidade que, um dia, foi chamada de “Pérola do Vale”. E o Maria de Nazaré é uma riqueza para toda a sua população. As mamães e as crianças, que aqui estarão, não vão contar apenas com uma nova estrutura física. Os problemas do passado estão sendo corrigidos; e nós acreditamos em todos que aqui trabalham, nos mais de 70 partos que são realizados ao mês. O barrense está voltando a nascer aqui, de verdade”, comemora Mario Esteves. 

Os próximos passos a serem tomados em termos de obras e investimentos no Hospital Maria de Nazaré, segundo a Secretaria de Saúde, estão ligados à humanização e proximidade entre a família e o bebê. “Serão instaladas TVs de LED nos berçários, onde a família vai poder acompanhar o parto e os primeiros procedimentos feitos após o nascimento da criança. Acreditamos que isso aproxima e dá mais afeto, diminuindo a ansiedade dos que aguardam o bebê no quarto”, disse Juberto Junior.
Neste ato de cerimônia estavam presentes ao evento o prefeito Mario Esteves; o secretário de Estado de Saúde, Edmar Santos; o secretário de Saúde de Barra do Piraí, Juberto Júnior; o vice-prefeito, João Camerano; e o presidente da Câmara de Vereadores de Barra do Piraí, Luiz Roberto Tostão, estes compuseram o púlpito oficial, esteve também presente secretários e vereadores.