CORONA VIRUS-A FILA DO MEDO

Como tem acontecido basicamente em todos os municípios brasileiros, Barra do Piraí tem registrado nas últimas semanas, filas assustadoras em pelo menos três agências bancárias e outras duas casas lotéricas. São cidadãos, que sem ter outras opções menos perigosas, enfrentam o risco de contaminação do corona vírus, amontoando-se, quase que sem nenhum cuidado, basicamente para receber seus salários, pensões, auxilio doença, auxilio emergencial (esse mesmo recentemente liberado pelo governo).

Seria uma crueldade com o ser humano? Desprezo a vida? Desrespeito aos cuidados básicos de proteção contra a covid 19? Ou a soma de tudo isso?

A primeira impressão é realmente essa: poucos estão preocupados em se proteger de ser atacado por esse vírus, que em alguns casos, mata mesmo.

Mas, acreditem, todos estão preocupados de verdade: Governo Federal, Governo Estadual, Governo Municipal, eu, você, seus parentes, seus vizinhos...O mundo está preocupado. Mas, no que se refere ao Brasil, ou particularmente a Barra do Piraí, não existe a menor possibilidade que essa aglomeração seja evitada. As filas vão continuar. Ninguém vai evitá-las. O dinheiro está nessas agências bancárias e nessas lotéricas. Eu preciso dele. Você precisa. Seu vizinho, seu parente, todos nós. 

E ainda não foi inventada outra maneira de acessar esse dinheiro, a não ser comparecendo a essas agencias bancárias, ou lotéricas ou caixas eletrônicos. Exatamente por isso, está criado o paradoxo. Você tem obrigação de se proteger da contaminação e adoecer. Uma das maneiras de evitar a doença é estar com o sistema imunológico fortalecido. Para isso, boa alimentação é fundamental e, para tê-la, você precisa do dinheiro. Esse dinheiro mesmo, que encontra-se nos pontos acima citados. E assim...entremos todos na fila. Mas fica uma dúvida: fila da vida ou.....?

Por outro lado, já é do conhecimento público a necessidade do uso de máscaras protegendo nariz e boca, alcool gel e distância de pelo menos 1,50 entre cada cidadão. Aí sim há um risco extremamente desnecessário, porque nessas filas não está ocorrendo esse distanciamento e muitos cidadãos estão sem máscaras. 

Esse descuido pode sim custar muito caro. Aliás, pode sim ser....irreversível. Pode me contaminar, ou a você. Pode contaminar bastante. Uma contaminação que não deve ser desprezada, já que em alguns casos é mortal.

Nós, do Pérola do Vale, entendemos e aceitamos que essas filas por hora são necessárias. Mas somos veementes em considerar um cidadão criminoso, aquele que se recusa a utilizar a máscara ou manter a necessária distância.

Os que assim agem, eventualmente estão se colocando na fila da morte. E pior: nos colocando também.