AS PEDALADAS QUE MERECEM APLAUSOS
O Distrito de Conservatória vai sediar a primeira edição do Gran Fondo NY Brasil, entre os dias 4 e 6 de agosto, quando centenas de ciclistas vão pedalar entre as montanhas e belezas naturais da região de Valença e parte de Barra do Piraí (leia-se IPiabas). O evento, que também terá uma Expo, tem largada da competição marcada para às 7:00 do último dia. O GFNY Brasil está dividido em um percurso longo com 160km (3.163m de altimetria acumulada) e o médio com 80km com 1.306m de ascensões. Entre as categorias, o destaque fica para possibilidade de se montar uma dupla mista, sendo que os dois ciclistas devem terminar a corrida dentro de um intervalo máximo de 30 segundos entre eles. A organização da prova entende a dificuldade de se encontrar dois ciclistas com as mesmas habilidades e condições físicas e por isso permite empurrar, arrastar, encorajar, gritar e muitas outras formas de trabalho em equipe.
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no link https://www.eventbrite.co.uk e gfny-brasil-2017-tickets-26711037432 O Gran Fondo New York é uma tradicional prova de ciclismo que acontece em Nova Iorque e que hoje se espalhou por diversos lugares do mundo como:Uruguai, Argentina, Itália, França, Alemanha, Chile, Indonésia, México, entre outros.
Sobre o GFNY
O GFNY - fundado em 2010 -é um desafio de resistência pessoal, onde atleta compete contra outros atletas, o relógio e si mesmo. Aberto para amadores e profissionais, o evento simula um verdadeiro Grand Fondo Italiano: largada em massa, controle de tempo por chip, sinalização ao longo do percurso, resultados baseados nos tempos gerais, medalha aos participantes, troféus e camisas para os campeões gerais masculino e feminino, além do pódio por faixa etária.
Hoje a competição reúne o maior número de ciclistas de nacionalidades diferentes e no ano passado, a prova de Nova Iorque contou com atletas de 93 países. Depois dos Estados Unidos, o Brasil foi o país com o maior número de inscritos, 702. A média de idade dos competidores é de 41 anos e, proporcionalmente, é a prova que mais reúne o maior público feminino.
Sobre o GFNY Brasil
Calendário de Eventos
Sexta-feira, 04 de agosto de 2017
10:00 às 20:00 - Abertura da Bike Expo Conservatória e entrega dos kits de corrida que o tornam elegível a participar do GFNY Brasil.
Sábado, 05 de agosto 2017
10:00 às 20:00 - Abertura da Bike Expo Conservatória e entrega dos kits de corrida que o tornam elegível a participar do GFNY Brasil.
Domingo, 06 de agosto 2017
05:00 - Abertura dos currais no local de largada.
06:15 - Fechamento dos currais no local de largada.
07:00 - Largada do GFNY Brasil.
12:00 - Início da Pasta Party.
15:00 - Cerimônia de Premiação.
17:00 - Encerramento do Evento.
Largada e Chegada: Rua das Flores, em frente a Maria Fumaça
Bike Expo: Rua Monsenhor Paschoal Librelotto - Escola Municipal Maria Medianeira
Pasta Party: Praça da Igreja Matriz
Sobre o Distrito
O nome Conservatória tem origem em Portugal e se refere a um tipo de cartório de registro de populações. A princípio, era chamada “Conservatória dos Índios”, o lugar onde os portugueses, que iniciaram a colonização, cadastravam os índios Araris, originários da região. A entrada principal da cidade é marcada pelo famoso Túnel que Chora, construído, no século XIX, por mãos escravas para dar passagem à linha férrea, e recebeu esse nome por possuir em seu interior uma fonte que corre água pura, chamada Fonte da Saudade. O casario, erguido na mesma época em estilo colonial, foi tombado pelo Patrimônio Histórico Municipal e oferece um colorido especial ao lugar. O simpático distrito de Valença é conhecido como “A Cidade das Serestas”, mas também é famoso por suas serenatas.
PERCURSO
O percurso longo começa na Rua das Flores, em frente a Maria Fumaça, um dos símbolos da história de Conservatória. Os ciclistas seguem pela RJ-143 por um trecho de 22,8 kms até o trevo com a RJ-145. Em seguida, viram à direita e percorrem mais 22,7 kms em direção a Barra do Piraí até o trevo com RJ-137, sentido Ipiabas. Passam pelo histórico túnel da Rua das Flores, e seguem mais 23 kms em direção ao Distrito de Santa Isabel. No trevo em Santa Isabel, seguem pela direita em sentido Santa Rita de Jacutinga por 7 kms até a divisa dos Estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais. Os competidores mantém à direta na RJ-151 e percorrem 14 kms até o pórtico de retorno, voltando então, a Conservatória, onde finalizam os últimos 44 kms de prova.
Regulamento GFNY Brasil
1. GFNY Brasil é uma corrida de bicicleta na qual os atletas são cronometrados individualmente.
2. Entrada
2.1. A participação no GFNY Brasil está aberta a todos ciclistas com 18 anos ou mais. GFNY Brasil tem a seu critério determinar sobre o número total de participantes e a data de encerramento das inscrições.
2.2. Ciclistas que estejam cumprindo suspensão por uma federação por violação de doping terão suas inscrições recusadas. Ciclistas que já cumpriram suspensões serão permitidos de participar do evento, porém não serão cronometrados e nem aparecerão nos resultados.
2.3. Cada competidor deve se assegurar que sua condição física atual é suficiente para a realização do evento.
2.4. Cada competidor é responsável pela cobertura de seu seguro. GFNY Brasil pode oferecer cobertura adicional a seu critério.
2.5. Entradas não serão reembolsadas, transferidas ou diferidas. Nenhum atleta tem direito a reembolso de inscrição em caso de desqualificação.
2.6. GFNY Brasil se reserva no direito de recusar ou revogar uma inscrição de qualquer participante a qualquer momento e/ou desqualificar qualquer indivíduo do evento.
3. Equipamento
3.1. Bicicleta: qualquer bicicleta que esteja em boas condições de circulação são permitidas. As seguintes não são permitidos por razões de segurança: bicicletas de triathlon, de contrarrelógio, barras de triathlon /aerodinâmicas, bicicletas duplas, bicicletas propensas, reclinadas e com assentos em cadeira (exceto para atletas especiais), bicicletas antigas (penny farthings) ou monociclos. Bicicletas que não apresentam segurança podem ser banidas a qualquer momento durante o evento.
3.2. Capacetes devem ser utilizados por todos os competidores durante todo a prova e devem estar com a cinta de queixo apertada enquanto estiverem pedalando.
3.3. Jersey: a jersey oficial do evento, do respectivo ano, deve ser utilizada a todos os momentos. Sem exceções. Usar uma jersey diferente acarretará em desqualificação.
3.4. Número da Bicicleta: a placa com o número e o chip temporizador devem ser presos ao guidão e estarem visíveis pela frente a todo momento. Qualquer alteração ao número acarretará em desqualificação e poderá interromper o funcionamento do chip.
3.5. Número da Jersey: placa com o número da jersey deve ser utilizada nos bolsos, presa com alfinetes. Qualquer posicionamento errado, ou alteração na numeração pode acarretar em uma desqualificação.
3.6. Pulseira: a pulseira deve ser usada durante todo o evento.
3.7. Os ciclistas devem carregar ao menos uma câmara/pneu extra e uma bomba que esteja funcionando ou um cartucho de CO2.
3.8. O uso de headphones acarretará em imediata desqualificação.
4. Início
4.1. O início será as 7am em Conservatória. Ciclistas sem a jersey oficial, números da bicicleta e jersey, capacete e pulseira no ponto de checagem não terão suas entradas autorizadas.
4.2. O pelotão de largada fecha às 6:15am. Se um ciclista estiver atrasado, ele/ela não poderá cruzar a linha de largada e não estará elegível para a competição.
4.3. Linha de largada:
(1) VIP; campeões dos anos anteriores (geral, grupos de idade); convidados.
(2) Currais competitivos:
- (2.1) Top 10 de cada grupo de idade dos demais eventos GFNY World.
- (2.2) Ciclistas da Elite (masculina e feminina) e top 10 das categorias Masters, de acordo com o ranking nacional de 2016 da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC). Para garantir sua presença no Front Corral, cada ciclista deve enviar informação sobre sua categoria e posição no ranking para o inscricao@gfnybrasil.com.
(3) Demais ciclistas de acordo com suas categorias de idade (do mais novo ao mais velho).
GFNY Brasil se reserva no direito de limitar o primeiro pelotão aos top 10 dos atletas que finalizaram os eventos GFNY World, caso haja restrição de espaço.
Os ciclistas devem iniciar em seu pelotão designado. Os competidores podem iniciar em currais mais atrás do que o seu designado. Caso haja tentativa de largar em um pelotão à frente, o competidor será desqualificado.
5. Competição
5.1. Todos competidores são cronometrados com chip do início ao fim. Ranking gerais são determinados por ordem de chegada. Ranking por idade é determinado pelo tempo do chip. Apenas competidores que completarem o percurso estão elegíveis para o ranking competitivo e premiações. GFNY Brasil se reserva no direito, a seu total critério, de alterar as regras caso considere apropriado.
5.2. Categorias
Competição Individual
A categoria é determinada pela idade do ciclista no dia 31 de dezembro.
- 18-39 anos - masculino/feminino
- 40-44 anos - masculino/feminino
- 45-49 anos - masculino/feminino
- 50-54 anos - masculino/feminino
- 55-59 anos - masculino/feminino
- 60-64 anos - masculino/feminino
- acima de 65 anos - feminino
- 65-69 anos - masculino
- 70-74 anos - masculino
- acima de 75 anos - masculino
Competição por Equipe
- Cada equipe tem que ter no mínimo quatro atletas. Não há limite máximo de ciclistas por equipe.
- Os quatro menores tempos da equipe serão considerados e ranqueados para determinar o time mais rápido.
- Todos os tempos das equipes serão totalizados e ranqueados.
- Os quatro melhores ciclistas da equipe vencedora receberão um troféu.
- Todos os membros de uma equipe estão elegíveis para premiação individual por grupo de idade.
Ele+Ela
Os dois ciclistas devem terminar a corrida dentro de um intervalo máximo de 30 segundos entre eles.
- A competição Ele+Ela consiste em duas categorias por idade: sub-90 e acima de 90 anos, considerando o somatório das idades dos atletas.
- Membros de uma equipe Ele+Ela não estão elegíveis para as premiações individuais, pois a assistência entre eles está liberada nesta categoria.
5.3. Premiações serão distribuídas para os três primeiros colocados de cada categoria, aos campeões geral masculino e feminino e ao rei e rainha da montanha. A distribuição dos prêmios está a total critério da GFNY Brasil.
5.4. Todos protestos referentes a ordem de chegada devem ser examinados e resolvidos pelo Juiz Chefe, cuja decisão é final e sem apelação. É de responsabilidade dos ciclistas se familiarizarem com as regras do evento e percurso antes do início. Tomar rotas alternativas ou atalhos acarretarão em desqualificação da prova em andamento e banimento das futuras provas do GFNY Brasil.
6. Abuso
6.1. Nenhum ciclista pode ser desrespeitoso com os diretores de prova, oficiais, staff, outros ciclistas e espectadores.
6.2. Não é permitido o uso de linguagem obscena ou abusiva durante o GFNY Brasil.
6.3. Não é permitido nenhum tipo de agressão física a nenhum integrante do GFNY Brasil.
6.4. A violação de qualquer dos pontos acima acarretará em desqualificação e banimento dos eventos GFNY World.
7. Conduta
7.1. Os ciclistas devem obedecer todas as leis de trânsito, inclusive sinais e placas, exceto quando orientados o contrário pela polícia e/ou organização do evento. Violadores podem ser desqualificados do evento.
7.2. Nenhum ciclista deve fazer movimentos bruscos, de modo a interferir no progresso dos demais competidores, seja intencionalmente ou por acidente.
7.3. Qualquer ciclista que aparente perigo aos demais pode ser desqualificado do GFNY Brasil seja antes, durante ou depois do evento.
7.4. Puxar e empurrar, ou qualquer outra forma de contato físico entre ciclistas é proibido em todas as categorias, exceto Ele+Ela, na qual a ajuda é encorajada. Quaisquer tipos de dispositivos para puxar e empurrar são proibidos.
7.5. Não é permitido assistência de fora
7.6. Caso um ciclista esteja no chão e em visível dificuldade, o próximo ciclista deve parar e esperar assistência médica chegar, incentivando a solidariedade entre os participantes, a não ser que já hajam ao menos três pessoas ajudando. Você pode continuar caso: a) a vítima esteja bem ou b) assistência médica já tenha chegado. Ajude o próximo, um dia pode ser você.
7.7. Qualquer má conduta a respeito dos pontos acima acarretará em desqualificação e banimento dos eventos GFNY World.
8. Meio Ambiente
GFNY Brasil é comprometido a proteger o meio ambiente. Favor descartar seu lixo ou comida nas lixeiras do evento. Urinar em público é proibido e pode levar à desqualificação e banimento dos eventos GFNY World.
9. Drogas de Aumento de Desempenho
9.1. O GFNY Brasil está comprometido com um esporte livre das drogas. O uso de Drogas de Aumento de Desempenho (DAD) é proibido durante a preparação e o evento. O GFNY Brasil se reserva no direito de reforçar controle de doping antes, durante e após o evento.
9.2. Qualquer violação nas regras do World Doping Association (WADA) acarretarão desqualificação, devolução da premiação e banimento de todos eventos GFNY World. GFNY Brasil compartilha resultados positivos de doping com os demais organizadores de eventos, assim como o público.
9.3. Caso um ciclista se recuse a ser testado, ele/ela será banido.
9.4. O ciclista que testar positivo no GFNY Brasil deverá reembolsar o valor do teste de doping. Ademais, tal ciclista deverá reembolsar o GFNY Brasil de qualquer dano a sua reputação que seja consequência de seu teste de doping. Caso o ciclista faça parte de uma equipe, a mesma poderá ser considerada responsável.
10. Aceitação de Risco
Todos que correrem e competirem sob essas regras o fazem a seu próprio risco.
FONTE: http://www.gfnybrasil.com